login

Artigos

Agnaldo José Soares Nunes

Agnaldo José Soares Nunes

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES
Sólida experiência em Auditoria, Controles Internos e Prevenção de Perdas, envolvendo gestão de riscos, revisão e melhoria de processos e gestão de equipes.
Vivência em planejamento de trabalhos de Auditoria, mapeamento de riscos e controles, discussão dos resultados, revisão e divulgação dos relatórios conclusivos aos stakeholders.
Sólidos conhecimentos dos referenciais de Controles Internos e Gestão Riscos - SOX e COSO – e Normas de Auditoria Interna.
Domínio das técnicas de investigações de fraudes, com avaliação das causas e correção dos desvios.
Participação ativa em processos de avaliação de Empresas para aquisição.
Domínio em controle financeiro com destaque para custos, despesas, investimentos, indicadores de performance (KPI´s), gestão de fretes e contratos.
Atuação ativa em start-ups e encerramento de operações (Lojas e CD´s).
Capacitação de profissionais e disseminação da cultura de Controles Internos e Prevenção de Perdas.
Responsável pela implantação de projetos de segurança patrimonial e outsourcing.
Desenvolvimento de manuais e normas de procedimentos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E IDIOMA
MBA em Gestão Empresarial - FGV, em andamento
Pós-graduação em Administração Contábil e Financeira - FAAP, 2004
Graduado em Ciências Contábeis com ênfase em Análise de Sistemas - FASP, 1992 (CRC ativo)
Inglês avançado e Francês intermediário

HISTÓRICO PROFISSIONAL
Emplal CO Embalagens Plásticas Ltda.    Out e Nov/2013
Projeto Diagnóstico de Controles Internos
Com reporte ao CEO, execução de mapeamento de riscos e controles internos (metodologia COSO) nas Fábricas e Departamentos Administrativos, envolvendo relatórios com planos de melhorias de controles e processos.

GRUPO SAINT-GOBAIN    Ago/1998 - Ago/2012
Gerente de Prevenção de Perdas – Telhanorte (jul/10 - ago/12)
Com reporte ao Diretor Financeiro e equipe de 7 profissionais, prestava suporte a 37 lojas e 4 CD´s, além dos departamentos da sede. Implantei ferramentas de gestão de riscos do negócio, envolvendo mapeamento risco, atribuição de controles e monitoramento dos controles internos, em consonância aos referencias da SOX e do COSO, obtendo redução das perdas em 45% no período de 2 anos. Reestruturei os trabalhos de controle através de auditorias preventivas (baseada em risco) nas unidades, inventários rotativos e gerais, indicadores de perdas e medidas corretivas dos desvios. Fui o responsável pelo desenvolvimento do processo de leilão para mercadorias obsoletas, transformando perdas em receitas e obtendo ganhos significativos. Conduzi outsourcing dos serviços de segurança patrimonial, sistema de alarme, CFTV e segurança eletrônica de mercadorias, obtendo ganhos expressivos (qualidade e custos). Desenvolvi diversos trabalhos de integração e capacitação de profissionais, resultando em melhora expressiva da cultura de prevenção de perdas na empresa. Era o responsável pelo atendimento à Auditoria Externa quanto ao Sistema de Controles Internos e dos Inventários Físicos dos Estoques, pelo desenvolvimento de Normas e Procedimentos, formação de novos líderes e equipe.

Gerente Administrativo Financeiro - Telhanorte (jan/09 - jun/10)
Com reporte ao Diretor de Logística e equipe de 32 profissionais, era responsável pela gestão das áreas de Controle de Custos e Investimentos, Controle de Fretes, Logística Reversa e Crédito, Faturamento, Gestão de Contratos, Gestão de Estoques e Inventários, Facilities (limpeza, manutenção predial, máquinas e equipamentos e segurança patrimonial) e Recebimento. Integrei a equipe de transição da principal operação Logística da empresa, envolvendo encerramento da operação em Jundiaí com simultâneo start-up em Guarulhos. Conduzi concomitantemente as operações administrativas financeiras dos 2 CD´s, sem prejuízo à operação. Era o responsável pela elaboração e controle do budget da Logística, aprovação dos gastos (fretes, locação de máquinas e equipamentos, serviços contratados de RH, manutenções e suprimentos), avaliação e controle dos processos sob a ótica de gestão de riscos e prevenção de perdas. Participei ativamente na negociação de mudança do formato de transporte de cargas (outbound), envolvendo análise das condições financeiras e contratuais. Desenvolvi projetos de segurança patrimonial, auditorias de cargas e estoques, controle e redução de gastos.

Supervisor de Controle de Gestão (Business) - Telhanorte (jul/05 - jan/09)
Com reporte ao Diretor Financeiro e equipe de 4 profissionais, era o responsável por garantir a assertividade das informações contábeis e financeiras, visando adequado reporte à Controladora (França – padrão IFRS), tais como: receitas, custos, margens, resultados (DRE, Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa), análise e pareceres sobre os indicadores de desempenho. Implantei a visão de resultado por segmento da empresa, proporcionando melhor gestão dos negócios. Fazia o elo da integração das informações entre as áreas financeiras, comercial e marketing, operacional e tecnologia de informação com a contabilidade. Coordenava a elaboração e controle do orçamento anual, de acordo com as métricas estabelecidas e planos estratégicos de 5 anos (análises de desvios, revisões e reuniões de alinhamento - Direção, Gestores e Equipes). Apoio à Direção na elaboração de estudos de viabilidade de novos negócios, bem como em processos de aquisição e incorporação de empresas. Implantei planos de redução de gastos, gerando melhorias significativas nos resultadas da empresa.

Coordenador de Controles Internos - Telhanorte (jan/03 - jul/05)
Com reporte ao Diretor Financeiro e equipe de 2 profissionais, era o responsável pela adequação dos controles internos às doutrinas do Grupo, desenvolvimento e divulgação das normas de procedimentos e auditorias de monitoramento.

Chefe Administrativo Financeiro - Telhanorte (out/00 - dez/02)
Com reporte ao Diretor de Logística, participei ativamente no start up da operação logística na Telhanorte, sendo o responsável pela implantação e gestão das áreas administrativas do CD, como Controle de Custos, Despesas e Investimentos, Faturamento, Fretes, Gestão de Estoques e Inventários, Facilities e Recebimento.

Auditor Pleno/Senior - Holding Saint Gobain (ago/98 - out/00)
Com reporte ao Gerente de Auditoria Interna, apoiei a Direção de Expansão do Grupo em processos de avaliação de empresas para aquisição.

Atuação anterior como Auditor Interno na Unimed do Brasil (out/1996 - abr/1998) e S/A Indústrias Votorantim (abr/1991 - mai/1996).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Brasileiro, 14/09/1968, casado, 01 filho.
Participação em grupos de estudos e pesquisas, cursos, treinamentos e seminários:
NEO - Núcleo de Etiquetagem na Origem e GPP - Grupo de Prevenção de Perdas no Varejo - PROVAR-USP.
eSocial - IOB, Novembro/2013.
Gestão da Qualidade e Processos - FGV/SP, Julho/2013.
Normas de Auditoria em Empresas - CRC/SP, Junho/2013.
Normas Internacionais de Contabilidade - IFRS e Pronunciamentos CPC - FIPECAFI - Abril/2013.
Compliance e Gerenciamento de Riscos - FIPECAFI, Dezembro/2012.
Internal Control Trainning - Equipe Saint Gobain França, Março/2012.
Controladoria – HEC / Paris - França, Maio/2008.

Assinar este feed RSS

Login or criar uma conta

fb iconLogin com Facebook